4 de março de 2014

A MELHOR AVÓ É A NOSSA


Esta é uma senhora muito especial e uma das melhores pessoas que conheço - chamo-lhe Linda, apesar de não ser o nome dela. É a minha avó Linda. A melhor costureira que conheço, provavelmente uma das melhores cozinheiras e acima de tudo uma mulher de armas. Estas três qualidades aplicam-se às minhas duas avós por diferentes razões. Ambas nasceram atrás do sol posto, e se os tempos eram difíceis há 60 anos atrás, e a vida das mulheres muito diferente do que é agora, sem facilidades, sempre as vi de mangas arregaçadas. A minha avó Linda foi bem comportada a vida toda, como todas as mulheres de bem deviam ser. Sempre a conheci serena, séria, perfeccionista e pensativa. Paciente. Nunca parada. Trabalhava em casa e no campo, fazia pão, a máquina de costura cosia quilómetros de linha. Deixava-me participar em tudo com ela. Eu acreditava que até podia beber café em casa dela, coisa que mais ninguém me deixava fazer (bem enganada bebia cevada). Passei muitos fins de semana na casa dos meus avós, com o meu irmão, graças a isso sei o que é uma vaca, um coelho, e que os bifes não nascem no supermercado. Graças a isso sei o que é apanhar batatas à torra do sol, nozes, maçãs. Sei o que é beber leite de vaca...(até me dá arrepios) e sei como é que se faz queijo. A vida da minha avó era uma vida do campo, no campo e para o campo. Há poucos anos atrás a minha avó mostrou que apesar de tudo isto ela ainda podia surpreender: mudou a vida dela. Tinha já mais de 70 anos quando mudou tudo. Deixou a casa onde vivia com o meu avô e foi ser independente. Foi viver para uma vila ao pé do mar, deixou a horta, deixou o forno a lenha e deixou os animais. Levou a máquina de costura. Começou a frequentar a universidade sénior em aulas de psicologia, informática, começou a ir à piscina e à ginástica, e a fazer coisas que nunca teve oportunidade de fazer antes. Fez novas amigas. Gosto de a ver assim. Continua a ser perfeita na costura e em praticamente tudo o que faz. Para mim esta avó são dois braços abertos. Hoje faz anos. Parabéns avó, és a melhor!

3 comentários:

  1. Fogo, a tua avó é mesmo incrível. E és muito parecida com ela, de cara. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é mesmo incrível! Fez 81 anos e é a super avó =)

      Eliminar