28 de julho de 2015

ABERTO ATÉ TARDE

Foto de Tim Slessor

Querida filha.

Hoje, 2 litros de café não devem chegar para manter o cérebro aberto e os olhos a pensar. Até a inspiração parece dormente. As noites sucedem-se acordadas e tu, pequena punk, não dás tréguas. Pareces não querer abrandar o ritmo alucinante. O Verão está aí, a infância está aí, é agora a altura de aproveitar, porque tudo passa em segundos. De certa forma até entendo.

Apesar de às vezes duvidar, penso que sou boa mãe. Esforço-me para ser, e só isso já é de valor. Sou chata.
• Quero que comas iogurtes naturais (sei que preferes os de aromas), mas é para teu bem. Menos químicos.
• Obrigo-te a lavar os dentes de manhã e à noite todos os dias, é uma seca, mas tem que ser. Tu resistes, mas lá acabas por me fazer o favor, só para não levares com um par de olhos irritados.
• Quero que te sentes na sanita de manhã, porque acordas com a fralda seca e tu detestas. Mas são as regras que tenho que te ensinar, porque vivemos num sistema pouco flexível e não é bom usar fraldas mais de 3 anos. Além de que polui muito o planeta e a minha carteira.
• Não te deixo ver televisão muito tempo nem brincar com o telemóvel. Outra chatice, porque realmente parece não haver nada mais animado. Mas há, um dia vais ver que tenho razão.
• Digo-te que na escada e na entrada do prédio não há negociações, quem manda sou eu. Só porque se fores tu a delinear a estratégia demoramos 20 minutos a subir ou a descer as escadas: queres brincar com o corrimão, dar saltos em todos os 120 degraus, ver as bicicletas estacionadas na porta de todos os vizinhos, observar os pormenores dos tapetes e ver as diferentes manchinhas na madeira. Questiono-me se os outros bebés também serão assim.
• Quero que venhas quando eu chamo sem ter que repetir 75 vezes o teu nome, que te sentes na cadeirinha à hora da refeição sem ter que correr atrás de ti para pôr o babete, mas principalmente, quero que durmas durante a noite sem acordar às 2h porque queres água. Sem acordar às 3h porque a chucha caíu. Sem acordar às 4h porque queres uma massagem. Sem acordar às 5h porque tens um cabelo na chucha. Sem acordar às 6h porque queres ver televisão ou para dizer "já dormi mamã!". Porque precisamos de dormir mais horas seguidas. É mesmo importante.

Eu sei que são muitas coisas.
Afinal ter 2 anos e 4 meses é mais exigente do que deveria ser. Os pais (e a sociedade) começam a fazer pressão muito cedo. Na verdade queremos em primeiro que sejas feliz e saudável. Logo em segundo queremos que durmas descansada. O resto vem depois.
Não prometo nada em troca, porque conseguires isso já vai ser um prémio para ti própria. Continuaremos a ser pais dedicados, continuaremos a fazer sopa de folhas no parque, a ir comer bolas de gelado de manga, a saltar em todos os degraus desde casa até à escola, a apanhar fruta em casa dos avós, a desenhar baleias, a fazer bolo de limão juntas, a estender e a apanhar a roupa em equipa (tu dás as molas e eu prendo na corda), a fazer tranças no cabelo, a dançar coreografias na sala, a fazer peixes de plasticina, a observar as poças de água na praia, a ler histórias sobre pinguins que voam. Se dormires, só pode melhorar. Porque a mãe e o pai vão poder fazer isto tudo sem ter que beber tanto café, e isso facilita muito a vida de uma pessoa.

A tua mãe escreve, mas aposto que o teu pai assina por baixo. (Costumamos concordar nestes assuntos)

10 comentários:

  1. Tenho um com 14 anos que ainda hoje preciso de o obrigar a lavar os dentes :-) Santa paciência! És boa mãe, pois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O_O 14? Estou feita ao bife. eheheh obrigada pelo ânimo

      Eliminar
    2. Lol, pode ser que contigo seja diferente e tenhas melhor sorte. Não te deixes desanimar por mim, não foi essa a intenção. :-)

      Eliminar
    3. O ânimo era relativo à boa mãe =)
      Se ela dormir eu não me importo de lutar pelas lavagens dos dentes ahahaha

      Eliminar
  2. Tens de lhe dizer que se ela dormir, pode brincar com o telemóvel e ver mais televisão. ahahah :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuncalhe disse isso, mas já lhe disse " se não dormes nãos vês os desenhos animados amanhã". E não viu, coitada.

      Eliminar
  3. Bem, a miúda não é nada parva, não senhora. Também estou tentada a usar essa de acordar às 4 da manhã para pedir uma massagem. Massagem é bom a qualquer hora, mas às quatro da matina deve ser um must. ;D

    [as mães (e os pais) que se questionam se estarão a fazer as coisas da forma correcta são, regra geral, umas óptimas mães (e pais também) :) ]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela já deu essa desculpa das massagens duas vezes, mas na primeira vez gritou por massagens um quarto de hora enquanto chorava. Foi terrível. Obrigada pelo cumprimento, espero que estejas certa.

      Eliminar
  4. Aiopá... como me revejo em tudoooooo!
    O meu de quase 2 anos e 5 meses é exactamente assim...
    Já dormiam não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiiim! Depois de uma noite como a de hoje (e como quase todas as outras) não vejo outro objectivo na vida senão conseguir convencê-la a dormir. Ufa, muito cansada =/

      Eliminar