17 de julho de 2015

O QUE FIZESTE ONTEM À NOITE?

The Bellrays (foto do Luis Duarte)

Stone Cold Lips (foto do Luis Duarte)

Prometi que no fim de tantos dias sem escrever no blog, quando regressasse tinha que ser por um bom motivo. E eis que fui sair à noite. Parece uma coisa vulgar, mas para mim é coisa rara. E houve bónus: concerto de Stone Cold Lips e de Bellrays no Sabotage. Não sou blogger de música e não me vou pôr aqui a tentar dizer coisas do tipo "o ritmo frenético das guitarras contrastava com a dureza da bateria" ou "a voz melódica tinha tons blábláblá", vou ter que contar as coisas de outra maneira. À maneira Mexicola. Foi um granda concerto!

Primeiro os Stone Cold Lips, banda portuguesa que já fui ver mais do que uma vez e sobre a qual não me vou estender muito porque sou suspeita. Depois os Bellrays, americanos, para os quais estava um pouco céptica, confesso. Falta de conhecimento. Tinha ouvido alguma coisa na web, mas não fiquei convencida.

A sala estava cheia. Quando entraram em palco, destacaram-se logo duas personagens: uma era a representação fiel do Andy Warhol, como se tivesse aterrado ali de paraquedas, directamente dos Velvet Underground, outra era uma mistura de Sharon Jones com Aretha Franklin do rock. Uma mulher baixa e compacta com uma voz que saía lá do fundo e fazia estremecer a cave. É claro que a energia que as pessoas transmitem ao vivo, está longe da que passa  num vídeo do youtube, por isso, naturalmente, fui obrigada a dizer que sim à pujança dos quatro em palco. Especialmente durante o inesperado Whole Lotta Love dos Led Zeppelin, que tocaram de tal forma que levaram a assistência ao rubro. Foi muito bom. Nada como o black power para nos agitar um pouco o coração.

Enfim, no final da história, ser um pouco groupie tem o seu preço (elevado). Às 3h30, quando toda a gente tinha a sua linda cabecinha numa almofada fofinha eu andava a carregar amplificadores, guitarras e pedaleiras com mais 50Kg que eu. E hoje dor de cabeça. Só que não trocava por nada.

2 comentários:

  1. Muito boa a maneira Mexicola! Daqui a pouco, quando parar de empatar e entregar o trabalho já vou ouvir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) não encontrei video dos bellray online que fosse parecido com o que eles tocaram ontem. Rock, funk, soul, tudo num só. Fusão ao vivo.

      Eliminar